Acabrunhado
Perdi minha coleção de palavras bonitas. Eu tinha uma, estava uma maravilha. Eu gostava de tê-la porque me desafiava a inserir uma palavra bem bonita no meu romance de vez em quando. Tentava aproximar duas realidades bem distintas, com metáforas ousadas, tal qual gostavam os surrealistas. Mas não sei por qual razão, o arquivo se perdeu.
E hoje estou com esta palavra na cabeça: acabrunhado. Não sabia o significado dela. Procurei agora:
acabrunhado
adjetivo
1.
ferido no amor-próprio; humilhado, vexado.
2.
que está ou ficou abatido; prostrado.
Não existem coincidências. Eu estou acabrunhada. Há alguns dias estou. Hoje mesmo me lembrei do filme Garden State e de como quando o assisti, aquele personagem do Zach Braff me parecia inverossímil, chato. Não se movia. É engraçado como sempre quando a gente não entende um sentimento, a vida, por ironia, faz com que passemos uma situação na qual aquilo se mostra vividamente em nossa realidade.
Hoje estou acabrunhada. Mas em breve estarei pomposa. Evanescente. Dando o ar da minha graça em tertúlias. Vestida vaporosamente. Parecerei uma camélia branca. Não haverá vivalma de quem eu goste que não estará lá pra ver. Sonho. Quindim. Pudim. Caramelo. Escalafobéticas doçuras que, num abraçaço, encherão minha vida de cintilância.
Comments
Post a Comment